quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primeiras aulas:

            Dia 20/09/2010 tive minha primeira aula na Universidade de Coimbra, a matéria era Historiografia, o professor tem uma boa didática, aliás, todos os professores que eu assisti aula tem uma boa didática, mas eu achei o professor de historiografia um pouco repetitivo, a Tânia é bem melhor, rsrs…
            Dia 21/09/2010 tive aula de União européia e História dos Descobrimentos. O professor de União européia é simplesmente fantástico, ele deu um parecer sobre a origem da Europa até os dias de hoje em 2 horas, fez um resumo do curso, que vai desde o Império Romano, até os dias de hoje. A professora Andréia iria adorar o inicio do curso… rs… Já o professor de História dos Descobrimentos, me deixou irritada em diversos momentos, mesmo ele sendo um bom professor, tem uma boa didática, fala pausadamente (o que ajuda muito os intercambistas como eu), ele disse umas coisas bem absurdas, como:
“Os portugueses precisaram usar canhões quando chegaram no Brasil, pois haviam muitos índios antropófagos, e até hoje isso existe.”
Eu não sei o que foi pior, ele ter tentado justificar o uso de canhões contra os nativos presentes na terra, ou falar que existem antropófagos no Brasil até hoje. Além disso, antes de falar esse absurdo, ele pediu licença aos brasileiros presentes, e depois de falar isso, eu fiz a maior cara feia que eu consegui, ele percebeu, ficou sem graça, pediu desculpas e disse que era brincadeira. Um brasileiro que estava perto de mim ainda deu risada, que ódio. Mas esse professor falou uma coisa que presta, ele disse que entende que os colonizadores cometeram crimes horríveis quando chegaram nas “novas terras” usando como desculpa a fé, a propagação do cristianismo.
O professor de União européia falou uma coisa legal, ele disse que o termo “terras de ninguém” foi usado muito no século XIX para denominar as terras que não pertenciam as grandes potências da época, e não que elas não tinham um povo.       
Moral da história, vale muito a pena fazer esse intercâmbio, estou tendo contato com visões bem diferentes das nossas (brasileiras) sobre a história, além de ter uma abrangência enorme sobre a História européia, que é tão importante para nosso conhecimento.

4 comentários:

  1. É Descobrimento do Brasil mesmo??? Acho que ele errou de país...rss... ou andou vendo muito filme.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vc fez uma cara feia pra ele,faria o mesmo acho que ele ainda pensa que somos "antropófagos" kkkkkk,mas é isso aee Carol são visões diferentes sobre o mesmo assunto algumas equivocadas outras menos. oque vale é a experiencia de ate mesmo ouvir um absurdo como esse.

    ResponderExcluir
  3. Carol, aproveite sua estadia ai nas terras portugas. Toda sorte pra você. E esses portugueses são bem abusadinhos hein..HAHA. Mas o que vale é a experiência.

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Amiga.. to muito feliz por vc viu...
    nao sei mais como falar com vc entao vou postar aqui. vc escreve muito bem estou adorando poder ler.

    Te amo bebe muito e aproveita o Interunesp em drobo hehehhe

    Beijos

    ResponderExcluir