quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Portugal dos Pequenitos:

                 É um parque, que foi aberto em 1940, com miniaturas de diversas partes tradicionais de Portugal, além de ter monumentos e exposições de colonias portuguesas.
                O parque é direcionado as crianças, é bem bonitinho, mas tem umas coisas escritas nas placas bem absurdas, como:
“Os portugueses abriram o caminho da civilização para os povos indigenas…”
“Em 1948, Vasco da Gama procurou tratar pacificamente com os povos da Índia, aos quais iamos comprar as especiarias tão apreciadas. Mas as intrigas dos mercadores moiros, obrigaram-nos a manter pela força o dominio nos mares...”
Além disso, eles exaltam muito o Vasco da Gama, e falam do Cristovão Colombo, como se ele fosse um perdedor, dizem. “Cristovão Colombo, aquele que não teve êxito na tarefa designada.”
                O Brasil é o país mais valorizado na exposição, dentro do monumento construído para nosso país, passa um video sobre como os portugueses chegaram nas novas terras. Eu filmei ele inteiro, logo posto no youtube, mas tem detalhes que eu quis dar risada pra não chorar. Primeiro, todos os índios tem olhos claros, segundo, no video eles se dão super bem com os índios, e falam que eram povos pacíficos, mas na minha aula o professor disse que os índios eram antropófagos e por isso precisaram usar canhões contra eles. Um pouco contraditório não?
Bom, não me lembro mais detalhes, mas vocês vão poder conferir o video em breve. 
Foto: Feira Medieval no Portugal dos Pequenitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário