quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coimbra e a Universidade:

A cidade é relativamente pequena, dá pra fazer muitas coisas a pé, porém, tem muitas ladeiras, o que deixa tudo bem mais cansativo. Ainda está muito calor por aqui, mas todos dizem que o frio está chegando e que aqui faz -10°C, o que está me deixando tensa, mas fazer o que. Por enquanto o calor está parecendo com o de Assis no mês de Janeiro, estou derretendo, mas o medo do frio me faz torcer pelo sol escaldante.
Tudo aqui gira em torno da Universidade, a maioria da população aqui é de estudantes, além da UC como base da economia, a cidade recebe muitos turistas.
  A Universidade de Coimbra é extremamente tradicional, os alunos usam um traje que parece que estão em Hogwarts, é bem diferente, usam terninho e capa. Os prédios da UC são bem antigos também, até os móveis são bem antigos, mas é tudo muito lindo e muito conservado. 

Essa semana é a semana do praxe, no Brasil chamaríamos de trote. Aqui eles não pintam os caloiros, eles colocam placas com nome e de onde eles vieram, dão camisetas do curso, os levam pra Praça da Republica, e os fazem cantar hinos, e fazer certas coisas, como abraçar as pessoas que passam nas ruas, fazer declarações de amor, subir e descer as escadas (que são enorrrrrmes), coisas assim. A e eles também fazem elefantinho.
E pessoal de Assis, nós somos muito comportados perto do povo daqui. As pessoas bebem bemmm mais que galera da Unesp, e existem duas festas parecidas com o Interunesp, mas uma é a latada que dura 8 dias, e a outra é a queima das fitas, que dura 9 dias. E eles ficam bêbados todos esses dias… Os 4 dias do inter seria tranquilíssimo pra eles aqui viu, é assustador, rsrs…
A cerveja aqui é boa e barata, falando em termos brasileiros, seria um Original com preço de Skol, é uma beleza, mas a alimentação é péssima. Verduras, legumes e frutas são coisas bem caras aqui, feijão só se encontra em latas, ainda bem que existe RU aqui, mas eles chamam de Cantinas, e uma dessas cantinas é vegetariana, e eles mandam bem lá.
A cidade respira história, há monumentos pela cidade, as Igrejas são bem antigas e bem conservadas, as casas tem uma estrutura bem antiga, nem todas são bem conservadas, mas a maioria é bem bonitinha. Em alguns lugares a vista é linda demais, como na foto abaixo:

Os portugueses são muito simpáticos e prestativos, dão informações bem detalhadas sempre, e me trataram muito bem, foram bem acolhedores. Os idosos são mais fofos ainda, conheci uma senhora, a Dona Maria do Céu, que me deu vontade de adotar como avó, ela foi um doce comigo, pedi só uma informação, e ela me levou onde eu queria, para eu não me perder, foi muito querida.
Estou gostando muito dessa experiência, morar em uma cidade que tem construções do século XI, XII é algo extremamente fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário